Vem aí mais uma edição de peso do Festival Já Raiou a Liberdade – Os Sons do Brasil. De 22 a 24 de setembro, a capital mineira e a histórica Ouro Preto se conectam novamente nesta jornada musical. Na programação, grandes nomes como Tim Bernardes, Monobloco, Afrocidade, Aline Paes e uma série de artistas que fazem da música brasileira diversa e única. Palácio das Artes, Palácio da Liberdade, Memorial Minas Gerais Vale e Museu Boulieu recebem as atrações do mês.
O Festival, que já envolveu dezenas de milhares de pessoas em 2023, é uma realização da Bento Produção Cultural, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura , Governo Federal, Brasil. União e Reconstrução – PRONAC 211370 -, com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da Gerdau, Cedro Mineração e Ferro Puro Mineração (empresa do Grupo Avante), com correalização da Fundação Clóvis Salgado e parceria com o Museu Boulieu.
Fernanda Bento, idealizadora do Sons do Brasil, celebra o sucesso do Festival, “estou muito feliz com a primeira edição do Festival Os Sons do Brasil. Chegamos agora no terceiro mês de um total de quatro e conseguimos ter a presença de diversos artistas, ritmos e identidades. O Festival celebra o encontro da música e de fato estamos vibrando com tudo que já aconteceu”, afirma.
Diversidade na Capital mineira
Em Belo Horizonte, a abertura da edição de setembro acontece no sábado, dia 23, no Memorial Minas Gerais Vale, com o espetáculo “Direto no Coração,” de Cláudio Nucci. O artista, ex-integrante do Boca Livre, celebra quatro décadas de carreira fonográfica, acompanhado da percussão elegante de Rafael Lorga e do apoio vocal da carioca Dri Gonçalves.
Na sequência, Aline Paes e Bondesom apresentam os grandes sucessos de Gal Costa com o projeto BondeGal. Aline Paes, detentora de uma voz imponente, se une ao ritmo envolvente do Bondesom para reinterpretar o vasto repertório da eterna Gal.
Neste mesmo dia, o Palácio da Liberdade recebe o grupo Acauã Ranne & Os Cria com sonoridades envolventes que exploram a riqueza cultural brasileira e o grupo Afrocidade que apresenta uma mistura única de ritmos ancestrais e influências contemporâneas.
Já no dia 24, no Palácio da Liberdade, as crianças vão se divertir com o sucesso do “MPBaixinhos”, um espetáculo para toda a família. À tarde, Chris Cordeiro e Projeto Xote das Meninas convidam Anastácia para uma colaboração que é um convite para dançar.
Fechando a programação do mês em Belo Horizonte, o Palácio das Artes recebe Tim Bernardes, com o espetáculo “Mil Coisas Invisíveis,” trazendo à vida suas reflexões sobre a existência e um repertório que mescla novas composições e grandes sucessos.
Os Sons em Ouro Preto
No Museu Boulieu a programação começa na sexta-feira, dia 22, e vai até o domingo, dia 24. Abrindo as noites e nos intervalos das atrações, o DJ Pátrida aquece o público com uma curadoria sonora repleta de diversas vertentes da música afro-indígena brasileira e global.
No dia 22, Pedro Gomes Sexteto convida a talentosa Natália Mitre para uma apresentação repleta de ritmo e harmonia e mais tarde, o Monobloco vem para contagiar o público com muita energia. O grupo, originado em 2000 como uma pequena oficina de batucada no Rio de Janeiro, tornou-se um movimento musical colaborativo que mantém o espírito do carnaval o ano todo.
Já no dia 23, o Museu Boulieu recebe João Camarero e Cristóvão Bastos que convidam a cantora Alaíde Costa para uma colaboração emocionante. Neste mesmo dia, Radiant Jazz Band traz a beleza do Jazz para o momento de IntervenSons. Fechando a noite do sábado, Chris Cordeiro e Projeto Xote das Meninas convidando Anastácia.
No domingo, dia 24, pela manhã, a Banda Osquindô apresenta o “Bailinho do Rei”, um show que homenageia Luiz Gonzaga e outros compositores populares. Um convite para dançar e se divertir em família. À tarde, BondeGal, com Aline Paes e Bondesom também se apresentam no Sons do Brasil. Fechando a programação do dia, Afrocidade retorna ao palco, só que desta vez, no Museu Boulieu, celebrando as diversas influências da música em seu som único.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Festival Os Sons do Brasil – Setembro/23
Belo Horizonte
23/09
Memorial Minas Gerais Vale
11h – Claudio Nucci – Direto no Coração
15h – BondeGal: Aline Paes e Bondesom cantam Gal Costa
Palácio da Liberdade
16h – Acauã Ranne & Os Cria
18h30 – Afrocidade
24/09
Palácio da Liberdade
11h – MPBaixinhos
15h – Chris Cordeiro e Projeto Xote das Meninas convidam Anastácia
Palácio das Artes – Grande Teatro Cemig
20h – Tim Bernardes – Mil Coisas Invisíveis
Ouro Preto
Museu Boulieu
22/09
19h – DJ Pátrida
20h – Pedro Gomes Sexteto convida Natália Mitre
21h30 – DJ Pátrida
22h – Monobloco
23/09
18h – DJ Pátrida
19h – João Camarero, Cristóvão Bastos convidam Alaíde Costa
20h30 – IntervenSons – Radiant Jazz Band
21h – Chris Cordeiro e Projeto Xote das Meninas convidam Anastácia
24/09
11h – Banda Osquindô – Bailinho do Rei
18h – BondeGal: Aline Paes e Bondesom cantam Gal Costa
19h30 – DJ Pátrida
20h – Afrocidade
SERVIÇO
Festival Já Raiou a Liberdade – Os Sons do Brasil
Local: Ouro Preto e Belo Horizonte
INGRESSOS
Belo Horizonte
Palácio da Liberdade
Retirada de ingressos pelo Sympla a partir das 12h do dia 22 de setembro.
Links para a retirada de ingresso!
Acauã Ranne e Os Cria / Afrocidade
https://www.sympla.com.br/festival-os-sons-do-brasil—acaua-ranne-e-os-cria–afrocidade__2170250
MPBaixinhos
https://www.sympla.com.br/festival-os-sons-do-brasil—mpbaixinhos__2170284
Chris Cordeiro e Projeto Xote das Meninas convidam Anastácia
https://www.sympla.com.br/festival-os-sons-do-brasil—chris-cordeiro-e-projeto-xote-das-meninas-convidam-anastacia__2170274
Grande Teatro Cemig Palácio das Artes
Retirada de ingressos pela EVENTIM e na Bilheteria do Teatro a partir das 12h do dia 22 de setembro.
Tim Bernardes
https://www.eventim.com.br/artist/festivajaraioualiberdade/
Memorial Minas Gerais Vale
Entrada gratuita sem retirada de ingressos – *Abertura 1h antes do evento – sujeito a lotação.
Ouro Preto
Museu Boulieu
Ingresso Solidário: 1kg de alimento não perecível ou agasalho. Retirada na bilheteria do Museu a partir do dia 18 de setembro às 12h.
Próxima edição:
Novembro – Dias 16, 17, 18 e 19 | Belo Horizonte e Ouro Preto
Redes Sociais: @festivalsonsdobrasil